terça-feira, 13 de julho de 2010

Como evitar comissões bancárias desnecessárias (2).

Vamos continuar a poupar?
"Bora" lá com mais uma dica, desta vez abordando os serviços de "Homebanking", "Internetbanking" ou, em português simples e conciso, canal directo via Internet.
Actualmente, à excepção de levantamentos e depósitos (destas operações falaremos mais tarde), tudo, ou melhor, TUDO se pode tratar na net.
"Epá, mas eu gosto de tratar dos meus assuntos cara a cara com o funcionário e ... (blá blá blá)" - dirão muitos dos caros leitores. Pois vos garanto que não há mais segurança nem qualidade e quantidade de informação que nos serviços de "netbanking" (eis outro termo bastante utilizado). A generalidade das operações são gratuitas e os serviços pagos têm um desconto significativo face ao preçário normal do banco (as requisições de livros de cheques, por exemplo).
A menos que goste de engrossar as filas de espera e/ou actualizar conversa com o funcionário lá da agência enquanto desperdiça a sua hora de almoço, o "netbanking" permite-lhe, entre várias vantagens, gerir o seu próprio tempo, evitar tempo perdido à espera da sua vez, poupar em deslocações/combustível e, frequentemente, imagine-se, evitar multas de estacionamento.
É só vantagens? Eu acho que sim. Ainda que no atendimento via Internet possam subsistir dúvidas, existe ainda a possibilidade de enviar uma mensagem a solicitar contacto telefónico do banco para que eventuais questões possam ser esclarecidas. Acreditem, o banco contactará rapidamente porque os níveis de serviço são controlados de forma rígida pelos respectivos departamentos de qualidade (ainda não falámos destas coisas da qualidade, mas lá chegaremos).
"Pois é, e a pirataria informática? Um primo do meu cunhado foi burlado e... (mais blá blá blá)" - dirá você que tem um cunhado um pouco aldrabão. A segurança dos dados atingiu um estado de sofisticação que os burlões adoptaram outra estratégia. Agora, nas poucas vezes que têm sucesso, eles contam com uma ajuda improvável. A nossa ajuda. Os utilizadores do "netbanking" são agora confrontados com páginas falsas que solicitam as informações necessárias para que o burlão possa calmamente aceder à sua conta e transferir os fundos que você tem depositados. Essas páginas falsas são na grande parte das vezes de execução grosseira e sem qualidade de escrita, pelo que são facilmente detectáveis.
Adopte a net para as suas transacções, mas utilize-a de acordo com as recomendações do seu banco e tudo correrá bem, com muita poupança à mistura.

Sem comentários:

Enviar um comentário